Segundo dados retirados da Antropos Consulting, empresa dirigida pelo antropólogo Prof. Luiz Almeida Marins Filho, o Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial (sem contar que salvou muitas vidas ao quebrar a patente dos remédios para aids, que era de difícil acesso para os mais carentes); Em uma disputa com 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária; O Sistema do Tribunal Regional Eleitoral, informatizado em todas as regiões do Brasil, divulga os resultados das eleições em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo; Somos a terceira maior democracia do mundo; Nosso mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a cada ano; Apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados”; No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma; Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando; O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma; O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês; Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas; Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento; O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos; Nossas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiaiais; É considerado o país mais empreendedor do mundo e mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam-se a trabalhos voluntários. O IBGE, através da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios, publicou em outubro de 2009 os mais recentes dados sobre o Brasil, é só passar no site e conferir. “Nesta análise, não queremos afirmar que o Brasil não tem problemas. É claro que tem e muitos. Apenas queremos mostrar o lado cheio do cálice chamado Brasil que nem sempre temos a chance de conhecer” , afirma convicto o professor Luiz Almeida. E eu concordo em gênero, número e grau!
Temos que parar de ressaltar apenas os aspectos negativos, exportar nossos problemas e desmerecer nossas conquistas.
Nova Iorque, na minha adolescência, era a cidade mas violenta do mundo. E acredite, não sou tão velha assim! Chicago era a mais corrupta, e ainda existe muita corrupção por lá. Muitos dos problemas deles foram sanados com extrema violência e crueldade. Será que estamos prontos para implantar um sistema assim aqui? Eles são mas velhos que nós 50 anos, ainda vamos chegar lá! Não vou falar da Holanda, Alemanha e outros países, principalmente da Europa, pois seria até injusto dado o tamanho, a população e a idade deles. Só estou usando os Estados Unidos como referência, pois ele é o “modelo padrão” para a maioria dos brasileiros, mesmo que muitos não assumam isso. Além do mais estão mas próximos de nós em tamamho e idade.
O brasileiro compra essa visão de “mundinho perfeito” vendida por estas potências e acha que aqui tá tudo errado. Acredite, não está! Temos muito do que nos orgulhar, e não estou falando das nossas belas mulatas e dos nossos craques de futebol, não. Estou falando em ciência, tecnologia, educação, arte e comportamento humano. Somos um “País Menino”, ainda estamos na escola. Temos muito o que aprender e já estamos até ensinando.
“Diante de nações que tem milênios, nós apenas temos 510 anos!” Este menino vai longe!
Parabéns Brasil!
1 comentários:
falou tudo. Brasileiro tem que parar de achar que o mundo todo é melhor que ele.
Postar um comentário
Você é meu convidado de honra para participar desse blog. Este é um espaço para troca de opiniões, informações e até mesmo críticas ao conteúdo. Só não vai valer ofensas, ou desrespeito à opinião alheia,tá? É que o blog pode ser responsabilizado por isso. Se preferir falar particularmente, envie um email para professoramaluquinha@hotmail.com.
Obrigada por participar!