RSS
Este blog não tem grandes pretensões! É apenas o meu espaço para dizer o que penso, sem que ninguém me interrompa antes que eu conclua minhas idéias. ...risos... Seja bem-vindo!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

O Brasil não descobriu o Brasil, ainda!

descobrimentobrasil Este finalzinho de abril tem tantas datas comemorativas que acaba dificultando a vida do professor. Aniversário de Monteiro Lobato, dia do livro, dia do indio, Tiradentes, Descobrimento do Brasil, uma comemoração atrás da outra e haja livrinhos, penachos, inconfidentes e… se anda der tempo, uma passadinha pela história do descobrimento. Há alguns anos, pelo menos nos anos inicais do ensino fundamental, tinhamos a ilusão de ter um país rico, bonito, alegre. Chegamos mesmo a ter orgulho de ser brasileiro. Pena que esse orgulho seja substituído por um terrível  complexo de inferioridade  antes mesmo de alcançarmos a maioridade. Salvo os melhores jogadores de futebol e as melhores bundas, todo o resto é sempre o pior. O pior carro, as piores escolas, os piores  governantes, os maiores índices de violência, as pessoas mais mal educadas, o presidente mais boçal, entre muitas outras características depreciativas. Se ganhamos a disputa pelas olimpíadas , isso não é grande coisa, pois só ganhamos porque os outros não a queriam. Engraçado, que a popularidade do Obama chegou a cair nas pesquisas feitas nos dias seguintes à derrota, tendo os principais jornais dos Estados Unidos noticiado o fato, com destaque. Se nosso presidente é elogiado e respeitado lá fora, grandes coisas, agem como se ele fosse um louco, participando do cenário mundial sem ter sido convidado, um penetra. Puro preconceito! Temos a maior floresta tropical do mundo e a maior floresta urbana do mundo, a Amazônia e a Floresta da Tijuca (Rio de Janeiro) respectivamente, enquanto o restante do mundo não as tem porque já as destruíram há muito tempo. E   agora mostram-se terrivelmente preocupados com a nossa! 
Segundo dados retirados da Antropos Consulting, empresa dirigida pelo antropólogo Prof. Luiz Almeida Marins Filho, o Brasil é o país que tem tido maior sucesso no combate à AIDS e de outras doenças sexualmente transmissíveis, e vem sendo exemplo mundial  (sem contar que salvou muitas vidas ao quebrar a patente dos remédios para aids, que era de difícil acesso para os mais carentes); Em uma disputa com 50 cidades de diversos países, a cidade do Rio de Janeiro foi considerada a mais solidária; O  Sistema do Tribunal Regional Eleitoral, informatizado em todas as regiões do Brasil, divulga os resultados  das eleições em menos de 24 horas depois do início das apurações. O modelo chamou a atenção de uma das maiores potências mundiais: os Estados Unidos, onde a apuração dos votos teve que ser refeita várias vezes, atrasando o resultado e colocando em xeque a credibilidade do processo; Somos a terceira maior democracia do mundo; Nosso mercado editorial de livros é maior do que o da Itália, com mais de 50 mil títulos novos a  cada ano; Apesar de todas as mazelas, o Congresso está punindo seus próprios membros, o que raramente ocorre em outros países ditos civilizados”;  No Brasil, há 14 fábricas de veículos instaladas e outras 4 se instalando, enquanto alguns países vizinhos não possuem nenhuma; Das crianças e adolescentes entre 7 a 14 anos, 97,3% estão estudando; O Brasil é o único país do hemisfério sul que está participando do Projeto Genoma; O mercado de telefones celulares do Brasil é o segundo do mundo, com 650 mil novas habilitações a cada mês; Na telefonia fixa, o país ocupa a quinta posição em número de linhas instaladas; Das empresas brasileiras, 6.890 possuem certificado de qualidade ISO-9000, maior número entre os países em desenvolvimento; O Brasil é o segundo maior mercado de jatos e helicópteros executivos; Nossas agências de publicidade ganham os melhores e maiores prêmios mundiaiais; É considerado o país mais empreendedor do mundo e  mais de 70% dos brasileiros, pobres e ricos, dedicam-se a trabalhos voluntários. O IBGE, através da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílios, publicou em outubro de 2009 os mais recentes dados sobre o Brasil, é só passar no site e conferir.  “Nesta análise, não queremos afirmar que o Brasil não tem problemas. É claro que tem e muitos. Apenas queremos mostrar o lado cheio do cálice chamado Brasil que nem sempre temos a chance de conhecer” , afirma convicto o professor Luiz Almeida. E eu concordo em gênero, número e grau!
Temos que parar de ressaltar apenas os aspectos negativos, exportar nossos problemas e desmerecer nossas conquistas.
Nova Iorque, na minha adolescência, era a cidade mas violenta do mundo. E acredite, não sou tão velha assim! Chicago era a mais corrupta, e ainda existe muita corrupção por lá. Muitos dos problemas deles foram sanados com extrema violência e crueldade. Será que estamos prontos para implantar um sistema assim aqui?  Eles são mas velhos que nós 50 anos, ainda vamos chegar lá!  Não vou falar da Holanda, Alemanha  e  outros países, principalmente da Europa, pois seria até injusto dado o tamanho, a população e a idade deles. Só estou usando os Estados Unidos como referência, pois ele é o “modelo padrão” para a maioria  dos brasileiros, mesmo que muitos não assumam isso. Além do mais estão mas próximos de nós em tamamho e idade.
O brasileiro compra essa visão de “mundinho perfeito” vendida por estas potências e acha que aqui tá tudo errado.  Acredite, não está! Temos muito do que nos orgulhar, e não estou falando  das nossas belas mulatas e dos nossos craques de futebol, não. Estou falando em ciência, tecnologia, educação, arte e comportamento humano.  Somos um “País Menino”, ainda estamos na escola. Temos muito o que aprender e já estamos até ensinando.
“Diante de nações que tem milênios, nós apenas temos 510 anos!” Este menino vai longe!
Parabéns Brasil!

1 comentários:

Anônimo disse...

falou tudo. Brasileiro tem que parar de achar que o mundo todo é melhor que ele.

Postar um comentário

Você é meu convidado de honra para participar desse blog. Este é um espaço para troca de opiniões, informações e até mesmo críticas ao conteúdo. Só não vai valer ofensas, ou desrespeito à opinião alheia,tá? É que o blog pode ser responsabilizado por isso. Se preferir falar particularmente, envie um email para professoramaluquinha@hotmail.com.
Obrigada por participar!

Related Posts with Thumbnails
Protected by Copyscape Plagiarism Tool

 
Copyright 2009 Professora Maluquinha Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes