RSS
Este blog não tem grandes pretensões! É apenas o meu espaço para dizer o que penso, sem que ninguém me interrompa antes que eu conclua minhas idéias. ...risos... Seja bem-vindo!

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Manifestação Italiana em Defesa dos Animais



No último sábado, dia 28 de abril de 2012, milhares de italianos saíram às ruas para protestarem contra um criadouro multinacional que "fabrica" animais para testes em laboratórios ao redor do mundo. A empresa se chama Green Hill e fica na comunidade de Montichiari, na região da Lombardia.  Falam e algo em torno de 1000 pessoas, mas assistindo ao vídeo da passeata no Youtube se percebe que o número é muito superior a isso. A multidão caminhou pelas ruas, em direção à empresa, sendo acompanhada de perto pela polícia. Ao subirem a colina e chegarem à cerca da Green Hill, os manifestantes invadiram a propriedade, libertando diversos cãezinhos. Estes eram passados de mão em mão até cruzarem as cercas  em direção à liberdade. Cerca de 40 cães foram salvos, mas estima-se que haja mais de 2000 lá dentro. Sem dúvida, o que as autoridades definem como invasão e roubo, para milhões de pessoas em todo o mundo foi um dos mais nobres gestos em defesa dos animais. Apesar de 12 pessoas terem sido presas - já existem centenas de advogados oferecendo-se para ajudá-las de graça- os jornais italianos no dia seguinte ao ocorrido já falavam na possibilidade de se rever as atividades envolvendo a vivissecção de animais na Itália.

A vivissecção é a dissecação de animais vivos para estudos. No seu sentido mais genérico, define-se como uma intervenção invasiva num organismo vivo, com motivações científico-pedagógicas.
Esta técnica é utilizada em experimentação animal, apesar de ter vindo a ser, gradualmente, substituída por técnicas alternativas não-invasivas. Leis estão também a ser editadas a fim de que sejam preservados os direitos animais proclamados em assembléia da UNESCO, em Bruxelas, no dia 27 de janeiro de 1978. Os laboratórios devem adequar seus testes sob rígidos códigos de bioética para manterem-se aptos ao uso de animais vivos em seus estudos que buscam a descoberta e compreensão dos mecanismos de funcionamento dos organismos vivos e também encontrar a cura de muitas enfermidades que assolam a humanidade. Em Portugal, esta técnica é regulamentada, juntamente com outros métodos de experimentação animal, pela Portaria nº 1005/92 de 23 de Outubro, versada sobre a protecção dos animais utilizados para fins experimentais ou outros fins científicos.Esta legislação prevê que a experimentação em animais deve ser executada exclusivamente por pessoas competentes e em animais devidamente anestesiados.
Já no Brasil encontra-se em discussão um código de leis que regulamentariam o uso de animais em experiências científicas. Os maus-tratos gratuitos a animais são crimes ambientais. No Rio de Janeiro, o vereador Cláudio Cavalcanti criou uma lei que proíbe a vivissecção em todo o município. A lei foi sancionada pelo prefeito César Maia.

O lindo gesto desta comunidade italiana nos serve como exemplo da força que tem o povo quando decidem lutar juntos por uma causa. E já que a causa aqui é o sofrimento de muitos animais para atender às necessidades humanas,  é imperativo que nso quetionemos sobre o quanto realmente nos importamos. Muitos destes animais estão ali para que possamos passar um batom bonito, usar um xampu de qualidade, enfim, para sustentar nossa vaidade.  Nos emocionamos com estas cenas, mas no dia seguinte contribuímos para que tais absurdos se perpetue.  A algum tempo atrás alguns órgãos de defesa dos animais começaram a pressionar a Natura, que até 2003 realizava testes em animais e se dizia uma empresa que se preocupava com a naturesa - como se animais não pertencesse à natureza - e incentivaram as pessoas a boicotarem a empresa. Eu fui uma das que deixaram de comprar produtos da Natura. Não sei se foi a pressão, se ela perdeu espaço no mercado, ou se apenas se conscientizou, mas o fato é que deixou de realizar testes em animais. Eu não reparei nenhuma diferença na qualidade dos seus produtos por isso. E você?

Talvez você pense, como eu pensava, que estes testes em animais seja um mal necessário, mas existem alternativas e muitas empresas do ramo de cosmetologia já as usa, inclusive a Natura. Vale a pena manter-se informada sobre estas empresas e boicotar aquelas que não respeitam os animais. Todos juntos, assim como a comunidade italiana, podemos contribuir para um mundo mais decente e humano.

Alguns vídeos e sites que falam sobre o assunto para você ficar mais informado e juntar-se às pessoas que lutam pelo direito de todas as criaturas da terra:

Beagles de uma indústria de cosmético que  faliu na Espanha, vendo o sol pela primeira vez - http://youtu.be/XpSQ1g84Bb0
Teste em Animais – O sofrimento é real - http://youtu.be/Ki5iEO2V854
Vídeos da Manifestação na Itália:
Clique AQUI para ver a lista de Empresas Nacionais e Internacionais que não testam seus produtos em Animais.

0 comentários:

Postar um comentário

Você é meu convidado de honra para participar desse blog. Este é um espaço para troca de opiniões, informações e até mesmo críticas ao conteúdo. Só não vai valer ofensas, ou desrespeito à opinião alheia,tá? É que o blog pode ser responsabilizado por isso. Se preferir falar particularmente, envie um email para professoramaluquinha@hotmail.com.
Obrigada por participar!

Related Posts with Thumbnails
Protected by Copyscape Plagiarism Tool

 
Copyright 2009 Professora Maluquinha Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes