RSS
Este blog não tem grandes pretensões! É apenas o meu espaço para dizer o que penso, sem que ninguém me interrompa antes que eu conclua minhas idéias. ...risos... Seja bem-vindo!
Carregando...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Plano de Ação/2010 - Ensino Fundamental

ESCOLA MUNICIPAL PRESIDENTE CASTELO BRANCO




PLANO DE AÇÃO/2010


 


“O cuidado somente surge quando a existência

de alguém tem importância para mim. Passo então a dedicar-me a ele. Disponho-me a participar de seu destino, de suas buscas,

de seu sofrimento e de seus sucessos, enfim de sua vida.

Cuidado significa desvelo, solicitude, diligência, zelo, atenção, bom trato. Como dizíamos, estamos diante de uma atitude

fundamental, de um modo de ser mediante o qual a pessoa sai

de si e centra-se no outro com desvelo e solicitude.”

(BOFF, l. 1999, p.91)



Introdução:


Tendo em vista os desafios do mundo contemporâneo e a responsabilidade social que tem a escola na construção de cidadãos conscientes de suas responsabilidades para com esse mundo, não se pode improvisar nas ações que nortearão todo esse processo. É imperativo, portanto, que todas as ações sejam planejadas de forma conjunta e articuladas, no sentido de minimizar as dificuldades apontadas no processo de aprendizagem dos educandos, possibilitando que a escola cumpra sua missão diante das exigências e complexidades da atual sociedade. O planejamento é o processo pelo qual podemos, tendo em vista os objetivos, traçar os meios para que estes possam ser atingidos, prevendo o futuro e propondo soluções práticas para a solução de problemas que, certamente, surgirão no decorrer do caminho, evitando-se assim uma improvisação.



Justificativa:

“O ato de planejar é sempre processo de reflexão, de tomada de decisão sobre a ação; processo de previsão de necessidades e racionalização de emprego de meios materiais e recursos humanos disponíveis visando a concretização de objetivos em prazos determinados e etapas definidas, a partir dos resultados das avaliações.” (PADILHA. 2001 p.30)

A partir desse conceito, e tendo em vista a importância de um trabalho que definam ações concretas que possam se antecipar aos problemas e dificuldades encontradas ao longo do ano letivo, foi elaborado este plano de ação. O eixo norteador das ações aqui propostas é o do trabalho associado de pessoas analisando situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas em conjunto, propiciando o desenvolvimento do currículo da escola, visando melhor e mais eficiente desempenho do trabalho didático-pedagógico e a melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem. Para a construção desse plano de ação foram levados em conta os diversos seguimentos que compõem a realidade da escola, o fato de a Assembléia Geral das Nações Unidas declarar o ano de 2010 como Ano Internacional da Biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade em todo o mundo e, evidentemente, a Copa do Mundo de Futebol, que será realizada na África do Sul, país rico em fornecer subterfúgios para se trabalhar questões, raciais, políticas, sociais e éticas. O trabalho em conjunto com a Professora Coordenadora Pedagógica do turno da manhã e a coordenação do Programa Mais Educação, sem dúvida, contribuirá muito para que as atividades aqui propostas sejam colocadas em prática. A construção de um plano não pode ser estática, portanto, várias adaptações serão feitas no decorrer do período, incentivando a participação de tosdos os integrantes da comunidade escolar, sendo necessário criar espaços para discussões que possibilitem a construção coletiva do projeto educativo, como também criar e sustentar ambientes que favoreçam essa participação. Sendo assim, subtende-se que a finalidade principal do plano de ação, ora evidenciada, não refuta as possibilidades de revê-lo sempre que necessário, para assim construir- se um ensino dinâmico, eficaz e congruente.


Objetivos Gerais:


• Promover a atuação conjunta dos profissionais da escola nos turnos da manhã e tarde, fornecendo subsídios ao corpo docente na implementação de seus projetos e no desenvolvimento do seu trabalho.
• Acompanhar o processo de ensino-aprendizagem atuando junto ao corpo docente, alunos e pais no sentido de analisar os resultados da aprendizagem com vistas a sua melhoria.
• Desenvolver ações coletivas no sentido de superação dos problemas.


Objetivos Específicos na Área de Atendimento ao Corpo Docente:


• Subsidiar o corpo docente na elaboração e implementação do planejamento anual, propondo alternativas metodológicas a partir de reflexões coletivas.

• Orientar e acompanhar no preenchimento dos diários de classe;

• Estudar, pesquisar e selecionar assuntos didáticos e incentivar troca de experiências entre professores;

• Promover encontros e reuniões com temas relevantes identificados a partir da observação e análise da realidade escolar que efetivem a proposta pedagógica da escola - reunião pedagógica.

• Identificar constantemente quais as prioridades das turmas e professores para prestar-lhes um melhor atendimento;

• Estimular o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.

• Apoiar e subsidiar a elaboração e implementação de projetos desenvolvidos.

• Elaborar um conselho de classe que forneça dados e informações relevantes no processo de ensino e aprendizagem, bem como colher dados e informações significativas que subsidiem o trabalho com o educando.


Objetivos Específicos na Área de Atendimento aos Alunos:

 
• Proporcionar meios de interação com as tecnologias existentes na escola.

• Colher dados e pesquisas que auxiliem o trabalho junto ao educando.

• Acompanhar e apoiar os alunos no desenvolvimento de projetos e ações educativas.

• Observar de forma sistemática e assistemática o desempenho do aluno, com a finalidade de agir de forma preventiva.

• Promover dinâmicas de grupo para socialização e desenvolvimento de valores.

• Registrar em fichas próprias o desempenho da turma e individual, bem como comportamentos inadequados, tendo como premissa reverter os casos de baixo rendimento e analisar e promover a integração do aluno.

• Proporcionar momentos de reflexões que melhorem o relacionamento aluno-aluno e aluno-professor e propiciar condições de acesso e permanência na escola.


Objetivos Específicos na Área de Atendimento à Família:

 
• Promover palestras e encontros com temas de interesse educativo.

• Orientar a família sobre os procedimentos dos pais na melhoria do rendimento escolar do aluno.

• Informar sobre a freqüência e o rendimento escolar, bem como analisar os dados com vistas à sua melhoria.

• Aproximar a família da escola através de atividades culturais.

• Estimular o diálogo aberto na solução de problemas, com vistas a sugestões no intercambio das relações.

• Colher dados e pesquisas para melhoria e aprofundamento de questões relativas ao processo ensino aprendizagem.

Ações Estratégicas:

1. Distribuição das turmas;

2. Elaboração do planejamento anual;

3. Reuniões para elaboração das atividades que nortearão este plano de ação;

4. Reuniões Pedagógicas previstas no calendário para estudo e reflexões sobre a prática pedagógica (centro de estudos).

5. Assistência à direção em assuntos pedagógicos e em atividades cívicas e sociais;

6. Preparação do conselho de classe, conforme calendário da SEMED, para analisar e avaliar junto com os professores as causas e consequencias que levam o aluno a não adquirirem as habilidades propostas no período.

7. Orientação sobre o preenchimento dos diários de classe e relatórios.

8. Acompanhamento e avaliação dos projetos;

9. Reunião de pais por bimestre com enfoque na melhoria do rendimento escolar.

10. Palestra para pais com o tema: “O papel da família na aprendizagem do aluno”.

11. Palestras com temas significativos para toda a comunidade escolar;

12. Implementação de Projetos a serem trabalhados na escola;

13. Exibição de vídeos com assuntos pertinentes aos temas trabalhados e projetos em desenvolvimento;

14. Envio de ofícios e convites aos órgãos competentes para incentivar a realização de palestras, encontros, visitas e similares com grupos de alunos e professores sobre demais temas relevantes para a formação do aluno;

15. Organização de gincanas e torneios com a comunidade escolar para haver uma melhor socialização;

16. Apoio técnico nas campanhas promovidas pela SEMED.

17. Atendimento e entrevistas com alunos e pais sempre que necessário.

18. Observação sistemática e assistemática de atitudes e comportamento dos alunos para, em conjunto com a Orientadora Educacional, proceder às intervenções necessárias.

19. Promover um intercâmbio cultural entre os alunos, apoiando e interagindo junto com os professores para o desenvolvimento pleno dos projetos e atividades trabalhados por ele em sala de aula.

20. Criação de tabela com horários dos recursos disponíveis na escola para que o educador possa ter acesso ao uso.

21. Encontros periódicos com os professores da Sala de Apoio e Sala de Recursos para troca de experiências e consequente melhoria das atividades.



As datas previstas para as ações propostas neste plano poderão variar conforme a necessidade de adaptação ao planejamento anual e aos projetos que se encontram em fase de elaboração e implementação.

Atividades Recreativas:


• Judô

• Futsal feminino e masculino

• Voleibol feminino e masculino

• Outros Jogos

Estas atividades farão parte do Projeto “Descobrindo Talentos”, que será realizado em conjunto com o Programa Mais Educação.

Atividades Culturais:


• Família na Escola

• Mostra de Danças

• Palestras

• Festa Junina

• Projeto Tempo Vago

• Festival de Paródias

• Café e Lanche Literário – Em parceria com a Sala de Leitura

• Projeto “A África é Show de Bola”

• Projeto Horta Comunitária – Em parceria com o Programa Mais Educação

• Semana dos Povos Indígenas

• Semana da Alimentação Escolar

• Exposição de Trabalhos sobre a Biodiversidade em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

• Expo Reciclagem – O Lixo e a Biodiversidade

• Mostra Cultural Literária


Palestras:


• Alimentação Saudável

• Biodiversidade

• Lixo Útil

• AIDS

• Cidadania

• Outros...


Por não se tratar de ações prontas e acabadas, portanto estáticas, muitas atividades aqui sugeridas poderão sofrer alterações, adaptações e aprimoramentos. A avaliação contínua e os encontros com todos os envolvidos nesta tarefa nos indicarão o momento certo de proceder às devidas mudanças.


Cronograma das Atividades

(Em Anexo)


Avaliação:

A avaliação consiste num trabalho progressivo e cooperativo entre a direção, coordenação pedagógica e o corpo docente, integrados na diagnose dos problemas que interferem no processo ensino-aprendizagem, para dar-lhe solução adequada.

Esta avaliação contínua e progressiva será feita através de:

- Análise do plano elaborado, para verificar se os objetivos foram alcançados;

- Observação direta e indireta de todas as atividades desenvolvidas;

- Fichas de acompanhamento;

- Levantamentos estatísticos;

- Reflexão e conclusão;

- Análise dos dados coletados.



Conclusão:

O alcance dos objetivos deste plano não depende somente da atuação do Professor Coordenador Pedagógico, mas também, do apoio da Direção da Escola, da aceitação e esmero dos professores, do desempenho dos demais funcionários do estabelecimento, e ainda, do auxílio dos responsáveis pelos alunos desta instituição.

Portanto, é preciso angariar a confiança de todos, para que possamos trabalhar sob um clima completamente familiar, proporcionando assim, maior intercâmbio entre escola-comunidade. Somente assim teremos êxito na implantação deste Plano de Ação.

37 comentários:

Lucélia Flores disse...

Parabéns Castelo. O Plano tá um show!!!

Regina -Recife disse...

Adorei seu blog! Me ajudou um bocado no plano de ação p/ a coordenação. E tem muita coisa interessante!
Realmente está show. Parabéns!

Professora Maluquinha disse...

Puxa Regina, muito obrigada pelo elogio!! Tive que fazer este plano correndo em janeiro, ou seja, em plenas férias. Sem dúvida a internet nos ajuda um bocado, né? Idealizar o plano foi bem mais fácil que executá-lo. Estou estressada tentando retirar estas idéias do papel... risos... Saúde e Paz!
Ah! Recomende o meu blog, tá? Beijão.

Josy disse...

Olha seu plano é bem fundamentado gostei muito valeu.

Anônimo disse...

gyl disse:seu plano esta um shou gostei bastante.Parabens.

Míriam disse...

querida,estou encantada com as asas da sua imaginação.é muito bom saber que existe professora, ainda bem que maluqinha,para compartihar idéias tão legais.sou prof. em uma escola municipal com alunos em tempo integral na cidade de goiânia-go,temos o programa mais educação e acredito que seu plano de ação vai clarear nossos caminhos rumo a educação.espero que vc tenha conseguido consolidar todas as suas propostas junto a sua equipe.posso extrair algumas ideias que acho significativas para a elaboração do meu plano de ação? parabéns,feliz 2011.bjim.

Professora Maluquinha disse...

Muito obrigada Miriam! Aqui mesmo no blog tem um vídeo com o resultado do trabalho. Sinta-se à vontade! E quando quiser compartilhar suas idéias, me envie por email, tá?

Míriam disse...

queida, não consegui localizar o video.me mande um link do video na resposta ou pro meu email:promiriam@hotmail.com.vou ficar super feliz. te admiro muito.bjim.Professora miriam marcia ferreira. goiania-goias.

Profª Lucineide Caetana disse...

Olá professora , adorei seu plano. Ele realmente é maravilhoso. Parabéns!

Lucineide

Professora Maluquinha disse...

Mirian enviei para seu email!
O vídeo em questão diz respeito ao projeto África, que foi a base para as atividades propostas neste Plano de Ação.
http://valeriaattayde.blogspot.com/2010/08/projeto-africa-e-sow-de-bola-finalmente.html

ferry disse...

PARABÉNS PROFESSORA, VC TEVE UMA BELÍSSIMA INICIATIVA. SEU BLOG ESTÁ SHOW E TEREMOS OPORTUNIDADES DE SOCIALIZAR CONHECIMENTOS. QUERO FAZER PARTE DO GRUPO DE EDUCADORES DO FUTURO. É UM PRAZER CONHECÊ-LOS, TENHAM TODOS UMA FELIZ SEMANA!

Anônimo disse...

QUERIDA, AMEI SEU BLOG, ELE MUITO ME AJUDOU, POIS HÁ NESTE PLANO IDEIAS MARAVILHOSAS,VOCÊ É MUITO GENTIL EM COMPARTILHAR SUAS IDEIAS COM OUTRAS COLEGAS, MUITO OBRIGADA!

Anônimo disse...

Parabéns seu plano está maravilhoso, gostaria de saber se vc tem algum plano de ação mas para educação infantil, preciso fazer um trabalho e estou meio perdida, desde já agradeço.
Segue meu email nina_14_sp@hotmail.com

Anônimo disse...

adorei seu plano, deu-me ideias de como planejar o plano de ação de minha escola

Anônimo disse...

Olá Professora Maluquinha!
O seu Plano está maravilhoso,pois o mesmo teve uma participação enorme para mim como Coordenadora fazer o meu plano em minha escola.
Sua contribuiçaõ foi fundamental! Obg. Valéria

Professor Vanderlan disse...

Olha,sou professor e coordenador pedagogico,e confesso que seu plano é magnifico.
Parabens mesmo.

Se puder dá uma passadinha pelo meu blog.

vanderlanpedagogo-vanderlan.blogspot.com

Ana Godinho disse...

Adorei seu blog.É um ótimo material para consulta de outos profissionais de educação, me ajudou bastante. Parabèns e obrigada !

Anônimo disse...

Seu Plano é no mínimo o máximo.Adorei o teu trabalho. Também sou COORDENADOR PADAGÓGICO. Prabens!!!

ALCEMIR FARIAS disse...

Parabens, seu Plano está maravilhoso, vai me ajudar muito na elaboração do plano para a escola em que trabalho. O Plano está 10.

gel disse...

parabens,amei seu plano de ação
com certeza será o meu referencial na contrução do meu plano de ação.
deixo um abraço

Mulher virtuosa... disse...

Boa tarda Professora!!!

Ah como eu queria que todos os professores com os quais trabalho fossem maluqinhos assim!!
Amei seu plano e vou add seu blog em meus favoritos.
Bjsss
Aldenora

rose rodrigues disse...

adorei seu plano. fico feliz por encontrar pessoas com a sua disposição. sucesso!

EDUCAÇÃO É TUDO disse...

Parabéns pelo seu plano,ele me ajudou bastante na construção do meu,pois estou concluindo o meu curso de pedagogia.

EDUCAÇÃO É TUDO disse...

Parabéns pelo seu plano,me ajudou bastante.

EDUCAÇÃO É TUDO disse...

Parabéns pelo seu plano,me ajudou bastante.

Anônimo disse...

parabéns! gostei muito do seu plano porque contem ações fáceis de serem realizadas. Está de acordo com a realidade da nossa Educação.

sussymara@hotmail,com disse...


olá,professora! você está de parabéns pela dedicação e competência em realizar esse plano de
ação !irá nos ajudar a refletir os nossos,viu? bjs

Anônimo disse...

Olá, parabéns você desenvolveu super bem seu plano de ação , fiquei encantadada com tanto desenvolvimento e dedicação.
Um abraço Daniela

- Mi. disse...

O plano está ótimo.Parabéns.

Anônimo disse...

Parabéns, posso dizer que foi a minha luz. Mas por favor se tiver um plano direcionada a educação infantil creche, me envie, Obrigada meu email vemaju-520@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá!

O seu plano de ação está ótimo, parabéns por tantas ideias maravilhosas!

Anônimo disse...

parabéns! este plano de ação está muito ótimo.

Anônimo disse...

Olá,gostei muito desse Plano de Ação.Gostaria de saber de você pode disponibilizar o cronograma de atividades também? Obrigado.

Anônimo disse...

SUE PLANO É 100% TUDO DE BOM.

Ana Viana disse...

parabéns muito bom seu plano...

Ana Viana disse...

muito bom este plano....

claudia disse...

BOM DIA professora, meu nome e clàudia ,no começo do ano passado prestei concurso para pedagoga do estado do PARANÀ , e agora estou preparando o meu plano de ação para segunda etapa do concurso,o seu blog e a ajuda de uma amiga me deram uma luz no fim do túnel para elabora-lo , quero parabeniza-la pelo seu blog e pelo seu plano de ação de 2010 que me ajudou bastante,bjs mil claudia..

Postar um comentário

Você é meu convidado de honra para participar desse blog. Este é um espaço para troca de opiniões, informações e até mesmo críticas ao conteúdo. Só não vai valer ofensas, ou desrespeito à opinião alheia,tá? É que o blog pode ser responsabilizado por isso. Se preferir falar particularmente, envie um email para professoramaluquinha@hotmail.com.
Obrigada por participar!

Related Posts with Thumbnails
 
Copyright 2009 Professora Maluquinha Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes