Eu sempre procurei tirar meus alunos da sala de aula, mas sei que isto implica uma série de fatores, que só nos aborrecem e desanimam. Primeiro, nem sempre os outros funcionários da escola os quer transitando pelas dependências da escola, que não seja na hora do recreio. Vão atrapalhar a aula do professor tal, a quadra está ocupada, a faxineira vai lavar o corredor, o refeitório já foi limpo, os inspetores estão ocupados com o recreio das outras turmas, se alguma criança cair a escola será processada, e por aí vai. Quer um conselho: ignore tudo isso e vá em frente. O professor é absoluto! Ele decide a aula que vai dar e como vai dar. Converse com a turma, explique que o comportamento deles será crucial para as próximas aulas em ambiente aberto. Garanto que eles sabem se comportar e muito bem. Você e eles dão conta da atividade, mesmo que nenhum outro funcionário queira participar daquilo que chamarão de “bagunça”.
Na escola em que trabalho, assim que entrei, encontrei algumas dificuldades em convencer os inspetores na hora de retirar meus “anjinhos” da sala. Os raros momentos em que as atividades ultrapassavam as quatro paredes da sala de aula, se resumiam ás atividades estipuladas pela secretaria de educação. Fora estas datas pré-definidas, já era mais difícil convencê-los a colaborar. No primeiro ano resolvi cumprir as regras e não assustá-los com meu jeito pouco convencional. Foi um saco!! Se eu me sentia uma prisioneira naquela sala quente e abafada, imagine aquelas crianças!! Foi com jeitinho, educação e paciência que comecei a mostrar meu estilo dinâmico. No ano seguinte já estava pintando árvores, contando tampinhas, organizando murais no pátio, aprendendo biologia andando pela escola, caçando mosquito da dengue no pátio, fazendo salada de frutas, organizando aulas e exposições para visitação de outras turmas, pintando o sete, o oito e o nove, e tudo isto, sem que um único incidente tenha sido registrado. Pronto! Conquistei respeito, credibilidade, e quem diria, admiração dos demais funcionários da escola. Hoje, desde o merendeiro, passando pelas faxineiras e finalmente chegando aos inspetores, todos, sem exceção, abraçam a minha idéia. Claro que não me esqueço de agradecê-los com chocolates, mimos e muito carinho. Afinal, com eles tudo fica mais fácil! Uns preparam o ambiente, outros preparam um lanchinho especial, outros me ajudam com o data show, e o mais legal: todos juntos contribuem para que a atividade seja um verdadeiro sucesso. Quem lucrou com isso? Todos, é claro! Nossas crianças agradecem e a educação se qualifica.
Este ano estou na coordenação e pude disseminar minhas idéias pelos corredores, dividindo com os outros maluquinhos, quer dizer, professores, um ensino dinâmico e realmente produtivo. Nosso plano de ação está sendo cumprido ao “pé da letra” e nosso projeto “A África é Show de Bola” indo de “vento em popa”. Estamos cansados! Mas quem disse que ficar trancafiado em uma sala de aula é menos cansativo?
Algumas atividades desenvolvidas nesta semana:
Semana da Alimentação – Alimentos Industrializados – Mitos e Verdades
Exposição de trabalhos
Peça - “O Nascimento do Feijãozinho”
Saúde Bucal – Uma boa alimentação começa com uma boca saudável!
Alimentos Industrializados são vilões para os dentes
Faltou postar as fotos da nossa hortinha, da oficina de máscaras, da confusão no refeitório com a turma que fez uma deliciosa salada de frutas e algumas outras atividades realizadas no tema. Vou colocá-las depois no álbum de fotos, combinado?
Projeto “A África é Sow de Bola”
Peça Teatral: O Brasil é Multi Colorido - Beleza Negra
Ontem foi a vez do “Contador de Histórias”,baseado nos Griots, ainda dentro do projeto Àfrica. Foram selecionados alguns países do continente africano e ele contou alguns contos referentes a cada um destes países. Depois falo sobre esta atividade e posto as fotos. Também ficaram faltando algumas fotos de outras atividades desta semana, pois foram tiradas com outras máquinas e teremos que reuni-las. O mais importante é que todas as atividades tiveram contextos de grande relevância ao currículo escolar. A peça, por exemplo, através de músicas e danças, contou a história do negro no Brasil, falando da sua cultura e a influência desta na nossa música, esporte, etc. Falou sobre personalidades negras na história de forma irreverente e divertida. Também contou sobre a libertação dos escravos no Brasil. Enfim, anos de história em cerca de uma hora. Quer aula mais criativa e interessante?
Em apenas 5 dias quanto aprendizado!
Volto depois com mais fotos e trabalhos. Também vou postar o contato destas pessoas maravilhosas que dispõem seu tempo para nos ajudar a trabalhar com qualidade e respeito ao educando. Até porque de nada adianta ter as idéias e deixar que os professores se matem para tirá-las do papel. Se existe pessoas dispostas a colaborar, só nos resta agradecer e incentivar o movimento, não é?
Para os muitos que já realizam este trabalho, eu peço que me enviem endereços e telefones de ongs, grupos e demais parceiros, aqui no Rio de Janeiro, para que através da troca de experiências possamos incrementar ainda mais nossas atividades. Se quiserem mandar endereços de outros lugares do Brasil para os visitantes deste blog, também, agradecemos imensamente!
Precisamos destrancar nossas crianças. Nada como vê-las assistir às aulas com sorrisos e palmas, ao invés de bocejos e desinteresse! Tirem as crianças da sala de aula!!! Todos por uma educação colorida, divertida e prazerosa! Se é para competir com o mundo globalizado, que lancemos mão de armas eficientes. Não precisamos ficar em desvantagem se assim não o quisermos. Somos perfeitamente capazes de transformar o espaço escolar, adaptando-o às exigências do mundo moderno. Dá trabalho, mas isto nunca nos assustou. Basta querer! E eu sei, queremos!
Technorati Marcas: Escola,Educação,Crianças,Atividades Diversificadas,Semana da Alimentação,Saúde Bucal,Teatro na Escola
2 comentários:
Olá. Gostei do seu post e tomei a liberdade de disponibilizar o link no meu blog.
Da uma olhadinha lá.
Abraços!
Alessandra.
Obrigada, querida! Volte sempre!
Postar um comentário
Você é meu convidado de honra para participar desse blog. Este é um espaço para troca de opiniões, informações e até mesmo críticas ao conteúdo. Só não vai valer ofensas, ou desrespeito à opinião alheia,tá? É que o blog pode ser responsabilizado por isso. Se preferir falar particularmente, envie um email para professoramaluquinha@hotmail.com.
Obrigada por participar!