RSS
Este blog não tem grandes pretensões! É apenas o meu espaço para dizer o que penso, sem que ninguém me interrompa antes que eu conclua minhas idéias. ...risos... Seja bem-vindo!

terça-feira, 18 de maio de 2010

25 de Maio – Dia da África

africa.a.z01
Em 25 de maio de 1963 foi criada, através da  iniciativa do Imperador etíope Haile Selassie, a Organização da Unidade Africana (OUA). Séculos de servidão rumam em direção à democracia desde então!  Representantes de 32 governos de países africanos independentes, assinaram a constituição que tinha como principal objetivo o fim do regime  colonial e do Aparttheid, promovendo a emancipação dos povos africanos.  Através da criação do Comite Coordenador da Libertação da África, a OUA pressionou a comunidade internacional, conseguindo apoio direto aos movimentos de libertação. Sanções contra os governos da África do Sul e da Rodésia para o fim do apartheid, foram fundamentais para que a ONU”, em 1968, na Conferência de Teerão, considerasse o regime de separação “crime contra a Humanidade. Em 1972, a Organização das Nações Unidas – ONU, instituiu o dia 25 de maio como "Dia da Libertação da África". A Organização da Unidade Africana, em 9 de Julho de 2002, foi substituída pela atual União Africana.
Deixo aqui minha singela homenagem a este povo guerreiro mediante esta gracinha de soneto de Gilson Lustosa de Lira:
25.05. DIA DA LIBERTAÇÃO DA ÁFRICA
Gilson Lustosa de Lira
Do mais antigo território conquistado,
o nome ¨África¨ foi criado.
Corresponde à Tunísia, se não me engano,
e foi criado pelo povo romano.
Invadido de modo brutal,
foi um grande Império Colonial.
O domínio longo tempo se fez,
pelo Espanhol, Britânico e Francês.
Continente de grande dimensão,
seu maior país é o Sudão,
Com a queda dos grilhões,
a liberdade das nações,
Entre mais de 50 países,
deixaram seu povos felizes.
O importante é que esta data seja comemorada não se evidenciando o sofrimento, a servidão e a miséria deste povo. Afinal, ninguém comemora aniversário relembrando as tristezas nos percalços da vida, não é? Portanto, seria muito mais expressivo, significativo, e totalmente diferente, aproveitar esta data para comemorar as vitórias deste povo. Ressaltar a importância deste continente para as diversas áreas do conhecimento humano constitui um verdadeiro resgate dos seus valores e consequentemente a evidenciação da soberania deste povo de suma importância para a nossa História.
Parabéns Mãe África!

0 comentários:

Postar um comentário

Você é meu convidado de honra para participar desse blog. Este é um espaço para troca de opiniões, informações e até mesmo críticas ao conteúdo. Só não vai valer ofensas, ou desrespeito à opinião alheia,tá? É que o blog pode ser responsabilizado por isso. Se preferir falar particularmente, envie um email para professoramaluquinha@hotmail.com.
Obrigada por participar!

Related Posts with Thumbnails
Protected by Copyscape Plagiarism Tool

 
Copyright 2009 Professora Maluquinha Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes