RSS
Este blog não tem grandes pretensões! É apenas o meu espaço para dizer o que penso, sem que ninguém me interrompa antes que eu conclua minhas idéias. ...risos... Seja bem-vindo!

sábado, 4 de junho de 2011

Bombeiros do Rio de Janeiro - Heróis para a população e vândalos para o Governador

 

A GfK (Growth from Knowledge), uma empresa de estudos de mercado de origem alemã, criada em 1934, divulgou o resultado de uma recente pesquisa, com  um total de 18.800 entrevistados em 15 países europeus e os E.U.A., Brasil Colombia e Índia, em fevereiro e março de 2010. O objetivo da pesquisa era determinar os níveis de confiança que os cidadãos têm em 20 diferentes grupos e organizações profissionais. No ranking das profissões mais confiáveis no Brasil temos em primeiríssimo lugar, com 95% de aprovação, os “v.â.n.d.a.l.o.s” do Srº Governador Sérgio Cabral: Os Bombeiros!

Tenho certeza que as vítimas do Morro do Bumba, de Teresópolis, de Nova Friburgo e tantas outras que no momento difícil pôde contar apenas com nossos bravos bombeiros, não os consideram vândalos. É certo que a maior parte da população do Rio de Janeiro, e de muitos outros lugares do Brasil e do mundo, estão apoiando estes heróis em mais uma de suas lutas. Só que agora, estes valentes guerreiros, lutam por suas famílias e por sua própria dignidade.

Em dezembro do ano passado, meu marido sofreu um ataque cardiaco em uma festa e mesmo tendo plano de saúde, não havia tempo hábil para que pudessemos utilizá-lo. Sendo assim, precisei recorrer ao socorro mais próximo do local onde estava. Foi assim que fui parar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Sarapuí, na cidade de Duque de Caxias, no Rio de Janeiro. Fui muito bem atendida. O socorro foi imediato e muito humano. O médico, os enfermeiros e o assistente social foram extremamente calorosos comigo, meus filhos e, principalmente, meu marido. Até os seguranças da UPA foram solidários com nosso sofrimento. No dia seguinte meu marido foi transferido para o Hospital do nosso plano de saúde, onde soubemos pelo médico dele, que o atendimento feito pelo médico-bombeiro na UPA  salvou-lhe a vida.

O incidente com meu marido é mínimo diante das tragédias que vemos relatadas diariamente, onde estes verdadeiros heróis salvam vidas, não raro com riscos às suas próprias, por um mísero salário de novecentos e poucos reais.  Gostaria de dizer ao nosso Governador, que ao contrário dos nossos políticos e seus comissionados que só aparecem nos locais da tragédia em sobrevôos de helicóptero, e destes só descem em solo seco e limpo para não sujarem seus sapatos importados, que provavelmente custaram mais que o salário de um bombeiro no Rio de Janeiro, que não é deste jeito que um político sério se refere a profissionais que lideram o  ranking das profissões mais confiáveis no Brasil. Também gostaria de lembrá-lo, que nesta mesma pesquisa, o grupo de profissionais a que ele pertece, os políticos, lideram o grupo dos menos confiáveis. Para concluir, utilizarei uma definição para vandalismo segundo o dicionário Michaelis: destruição do que é respeitável pelas suas tradições,  antiguidade, ou beleza. Neste sentido, eu pergunto: quem são os verdadeiros vândalos nesta questão?

bombeiros

 

Parabéns Bombeiros! Estamos com vocês!!!

6 comentários:

Anônimo disse...

Que vergonha Sr governador pela sua atitude .Só queria saber com que cara de pau os Srs irão pedir votos a esses eleitores; imbuia, jacarandá, peroba etc...Usar da força bruta com quem reclama o que lhes é de direito reclamar.Cadeia é para bandidos, não para quem luta para salvar vidas.O povo brasileiro está indignado Sr Governador com esses desmandos.

Anônimo disse...

Oiiii Pessoal !!!Adorei esse Blog!
Só passei para divulgar meu blog!
Meu nome é Nathália Motta, sou de Manaus!
O nome do blog é *INathy*
Aqui o link!
www.inathyzinhah.blogspot.com!
Entrem lá e se divirtam!!!
By:
Nathy.

BLOGZOOM disse...

Ano passado, precisei chamar os bombeiros para uma emergencia em casa, nossa, eles foram excepcionais. Eu sempre confiei nos serviços deles, precisam ser respeitados e sentirem motivados, porque arriscam suas vidas por tantas outras que passam rapidamente nas deles.

Bjs

yêda Sanches disse...

Fiquei muito indignada com o jeito que o nosso governador trata os trabalhadores do nosso país como os bombeiros, os médicos, os professores e todos os profissionais que tentam levantar a nossa nação, sem nenhum respeito, assim como o bombeiro ganha 950 reais, e vê que não consegue manter a família dele com dignidade, os outros profissionais também não recebem salários dignos para manterem suas famílias, assim como os bombeiros foram tratados como vandalos, e os nossos médicos como vagabundos, agora imagine o resto.. é uma pena que a população não pense na hora de escolher os nossos candidatos!

Anônimo disse...

Parabéns aos nobres Bombeiros do Rio de Janeiro, aos professores de Santa Catarina e dos demais estados brasileiros e outras categorias, que se empenham em lutar por mais dignidade neste país...Vergonha nacional...políticos que nada fazem recebem altos salários e os heróis anônimos que constroem o nosso pa´s passando miséria.
Acorda políticos...

Cidadão Bombeiro disse...

È inaceitável admitir que profissionais que arriscam suas vidas para salvar pessoas percebem um salário medíocre. No Brasil a profissão de Policial e Bombeiro Militar são tratadas como subempregos, uma vez que, em sua maioria, servidores são levados a trabalhar na folga para complementar suas rendas familiares.

O fato é que em países desenvolvidos seus Bombeiros são considerados uma identidade nacional, identificados pela organização, pelo elevado grau técnico, respeito e consideração. Corporações assim, elevam a auto estima do país tornando-se em um patrimônio do seu povo. Em contrapartida, os Órgãos de Segurança Pública(polícias) e de Defesa Civil e Resgate (Bombeiros) brasileiros vivem ha alguns anos lutando por melhorias estruturais e salariais mediante protestos e paralisações consideradas ilegais, em um verdadeiro estado critico.

Não há o que questionar o custo-benefício que tais instituições trazem a população. Vamos pensar o quanto vale um incêndio que é evitado ou extinto ? Quanto valem as dezenas de vidas salvas nos praias todos os dias ?, quanto valem o resgate das vitimas que são libertadas das ferragens nos acidentes automobilísticos, diariamente Acredito que você concorda que todas as perguntas tem a mesma resposta. --Tem sim, um valor inestimado , porem os Bombeiros do Rio de Janeiro ganham menos de 1.000 reais, sem direito a vale-transporte e a plano de saúde gratuito.

É necessário rever as proibições trabalhistas impostas aos Bombeiros e Policias pela constituição de 1988, no período pós regime militar, pois os impedimentos constitucionais como : “ sindicalizar-se” foram herdados das Forças armadas pela condição de também serem militares, impossibilitando o dialogo reivindicatório com os governos estaduais, situação incoerente em um estado democrático de direito que tem como premissa : a igualdade entre todos os cidadãos de bem. Por outro lado, podemos citar os profissionais de saúde que são igualmente essenciais, no entanto, podem sindicalizar-se, e organizar-se em uma mobilização com margens de segurança dentro da legalidade, sem, principalmente, serem prejulgados de vândalos ou criminosos.

A reestruturação dos órgãos de Segurança Pública no Brasil é real. A vinculação ao Ministério da Justiça ou a um próprio Ministério sinalizaria uma política focada em primeiro plano em uma cultura de investimento de demandas qualitativa, em uma política de Estado prioritária e isenta capaz de investimentos de impacto e uma estruturação e formação padronizada entre os Estados do Brasil.

Postar um comentário

Você é meu convidado de honra para participar desse blog. Este é um espaço para troca de opiniões, informações e até mesmo críticas ao conteúdo. Só não vai valer ofensas, ou desrespeito à opinião alheia,tá? É que o blog pode ser responsabilizado por isso. Se preferir falar particularmente, envie um email para professoramaluquinha@hotmail.com.
Obrigada por participar!

Related Posts with Thumbnails
Protected by Copyscape Plagiarism Tool

 
Copyright 2009 Professora Maluquinha Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes