RSS
Este blog não tem grandes pretensões! É apenas o meu espaço para dizer o que penso, sem que ninguém me interrompa antes que eu conclua minhas idéias. ...risos... Seja bem-vindo!

quarta-feira, 30 de março de 2011

A História da Nossa Cachaça–Manguaça Cultural


Uma história contada no Museu do Homem do Nordeste fala sobre o  surgimento da cachaça no Brasil. Eu a achei super interessante e como cachaça faz parte da cultura brasileira, e cultura está diretamente ligada à educação, resolvi dividir com vocês o “Momento Manguaça Cultural”. Vamos a ela:
Antigamente, no Brasil, para se ter melado, os escravos colocavam o caldo da cana-de-açúcar em um tacho e levavam ao fogo.
Não podiam parar de mexer até que uma consistência cremosa surgisse.
Porém um dia, cansados de tanto mexer e com serviços ainda por terminar, os escravos simplesmente pararam e o melado desandou.
O que fazer agora?
A saída que encontraram foi guardar o melado longe das vistas do feitor.
No dia seguinte, encontraram o melado azedo fermentado.
Não pensaram duas vezes e misturaram o tal melado azedo com o novo e levaram os dois ao fogo.
Resultado: o 'azedo' do melado antigo era álcool que aos poucos foi evaporando e formou no teto do engenho umas goteiras que pingavam constantemente.
Era a cachaça já formada que pingava. Daí o nome 'PINGA'.
Quando a pinga batia nas suas costas marcadas com as chibatadas dos feitores ardia muito, por isso deram o nome de 'ÁGUA-ARDENTE'
Caindo em seus rostos escorrendo até a boca, os escravos perceberam que, com a tal goteira, ficavam alegres e com vontade de dançar.
E sempre que queriam ficar alegres repetiam o processo.
Aposto que um monte de “cachaceiro” por aí que não conhece esta história!!
Bem, se quiser conhecer a verdadeira – ou  oficial – história da aguardente de cana de açúcar clique aqui.  Mas vou logo avisando que meu intento com essa história foi exaltar a criatividade do brasileiro e não necessariamente falar sobre cachaça, viu? Sem contar que a história contada no nordeste é muito, muito mais bonitinha!

1 comentários:

Ivan do Hospital disse...

Já gostei muito de uma cachacinha, mas , antes de começar a inchar os pés rsrsrsrsrs eu saí fora. Valeu pelo convite, um grande abraço.

Postar um comentário

Você é meu convidado de honra para participar desse blog. Este é um espaço para troca de opiniões, informações e até mesmo críticas ao conteúdo. Só não vai valer ofensas, ou desrespeito à opinião alheia,tá? É que o blog pode ser responsabilizado por isso. Se preferir falar particularmente, envie um email para professoramaluquinha@hotmail.com.
Obrigada por participar!

Related Posts with Thumbnails
 
Copyright 2009 Professora Maluquinha Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes