RSS
Este blog não tem grandes pretensões! É apenas o meu espaço para dizer o que penso, sem que ninguém me interrompa antes que eu conclua minhas idéias. ...risos... Seja bem-vindo!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A novela Enem, Sisu, Prouni - Estudantes à beira de um ataque de nervos!


O Brasil faz as melhores novelas do mundo! Isto é fato! E uma das boas está chegando ao final: A famosa novela ENEM, Sisu, Prouni. Mas como acontece com as novelas, acaba uma e começa a outra. Geralmente os autores são prá lá de conhecidos e alguns novos atores aparecem na trama. Os críticos implacáveis - e nem sempre confiáveis - aguardam ansiosos o momento de destilar seu veneno. Os enredos nem tão criativos, são enriquecidos com novos cenários. Mas o importante é que brasileiro não vive sem uma novela! Bem, de qualquer forma estou aqui para falar da novela em andamento e não da que está por vir!

Desde a realização das provas do ENEM em novembro de 2010, com todos os erros e incertezas, até os dias de hoje, o que observo é a "via crucis" pela qual nossos estudantes têm que caminhar. Nem vou falar sobre aqueles...
 que tiveram redações anuladas, pois entre o que se fala e o que se prova há uma distância tão grande, que nem me sinto à vontade para julgar o caso. No Enem de 2009 também aconteceram casos de provas anuladas e na maioria dos casos foi provado o erro do estudante. Mas houve sim, casos em que o erro foi do INEP e a justiça se encarregou de obrigar que o erro fosse reparado. No entanto, já disse e volto a repetir, é impossível um exame destas dimensões não apresentar sua porcentagem de erro. Nem aqui, nem nos Estados Unidos, nem na União Européia, ou em qualquer outra parte do planeta. O que deve ser estudado, certamente, é uma forma de se dividir o exame por regiões, ou em duas etapas anuais. Mas ainda assim, logicamente, haverá erros tanto dos estudantes, como dos orgãos  responsáveis pela realização dos exames. Ainda não vi um concurso público sequer, por menor que seja, que não apresente erros.

Voltando à nossa novela!  A fim de me manter a par dos próximos capítulos,  resolvi entrar em uma comunidade do Orkut. Já não queria ouvir que o site estava sobrecarregado, que um excelente estudante tirou nota baixa em redação - meu filho baixou muito sua nota por causa da redação e eu sei que a letra dele pode ter influenciado muito na correção feita - ou que o Ceará entrou com pedido de cancelamento das inscrições e blá, blá, blá... Nada de informações bem elaboradas, oficiais e tendenciosas. Queria partir para as "fofocas", informações dos bastidores, diretamente fornecidas pelos "atores". Encontrei uma comunidade que reunia um seleto grupo de 210.467 "jovens atores", lutando por um papel mais expressivo no "folhetim". A angústia, a alegria, a esperança, a indignação e a frustração deles, me fez me interessar imediatamente pela "novela" e agora, já viciada, procuro não perder um único capítulo sequer.
A grande "vilã" desta novela, é uma velha conhecida dos brasileiros: a burocracia. Tem também as "vilãs" que se fingem de mocinhas, mas tudo o que querem é unir-se à burocrácia pelo bem dos seus negócios. Aderem ao processo seletivo do Prouni, mas não dando a mínima para a tal insenção fiscal do Governo, fazem de tudo para dificultar ao máximo a vida do estudante. Só não sei porque oferecem as tais bolsas! Mas nem tudo em novela faz sentido, não é mesmo?Além da imensa pilha de documentos que constam no edital do Prouni, pedem uma série de outros, verdadeiramente absurdos, todos devidamentes autenticados em cartório, de forma que com gastos em torno de R$400,00 em autenticações, fica inviável para o estudante concluir sua matrícula.  O próprio edital do Prouni deixa uma brecha para estes abusos, quando diz, abaixo da relação de documentos a serem apresentados: "...quaisquer outros documentos que o coordenador ou representante(s) do ProUni eventualmente julgar(em) necessários à comprovação das informações prestadas pelo candidato, referentes a este ou aos membros de seu grupo familiar..."
É bem verdade que uma boa novela precisa se aproximar da realidade para fazer sentido e ser prazeroza. Sendo assim, como todo mocinho, o Prouni, também tem lá os seus defeitos! As cenas recentes desta novela que mais me chocaram foi uma jovem procurando por seu pai em outro estado. Ela não vê o pai  desde pequena. Também teve uma cena em que um jovem precisa provar que é pardo, mas o cartório procurado disse que não poderia expedir nenhuma certidão neste sentido por ser ilegal. Prontamente a faculdade indicou um cartório próximo que poderia fornecer o documento. Enfim, é uma crueldade atrás da outra. Mas também já vi momentos felizes nesta novela. Teve gente que já finalizou sua matrícula e inclusive, já começa a estudar segunda-feira. Tem gente comemorando seus respectivos lugares nas listas de chamadas e seus certificados de ensino médio. Enfim, estamos entrando na reta final e alguns personagens já estão se despedindo da trama. Aguardo, ansiosamente, os últimos capítulos para ver os vilões sendo destruídos um a um, e os mocinhos, felizes da vida, comemorado o "gran finale"!

A seguir cenas dos próximos capítulos:




Música de suspense... Sobe os créditos e... Até amanhã!

0 comentários:

Postar um comentário

Você é meu convidado de honra para participar desse blog. Este é um espaço para troca de opiniões, informações e até mesmo críticas ao conteúdo. Só não vai valer ofensas, ou desrespeito à opinião alheia,tá? É que o blog pode ser responsabilizado por isso. Se preferir falar particularmente, envie um email para professoramaluquinha@hotmail.com.
Obrigada por participar!

Related Posts with Thumbnails
Protected by Copyscape Plagiarism Tool

 
Copyright 2009 Professora Maluquinha Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes