RSS
Este blog não tem grandes pretensões! É apenas o meu espaço para dizer o que penso, sem que ninguém me interrompa antes que eu conclua minhas idéias. ...risos... Seja bem-vindo!

domingo, 13 de dezembro de 2009

Projeto "Tempo Vago"






Projeto “Tempo Vago”




Alunos Atendidos: 1º e 2º seguimento do Ensino Fundamental


Duração: Anual

Justificativa: Observamos que nos períodos em que os alunos aguardam a entrada, estão no recreio, ou esperam no tempo vago, ficam muito agitados, perambulando pelas dependências da escola, correndo e brigando entre si, o que acaba resultando em pequenos acidentes. Eles entram para a sala de aula extremamente agitados, o que dificulta muito o trabalho do professor. Percebemos também que muitos responsáveis ficam ociosos na entrada da escola enquanto aguardam o início do turno.

A proposta que aqui apresentamos, visa um aproveitamento mais significativo desse tempo livre, através de tendas montadas no pátio da escola com a exposição permanente de trabalhos.

Alunos e comunidade poderiam ser conscientizados sobre os diversos temas trabalhados em sala de aula de forma contínua e gradativa, em uma abordagem simples e natural.

Entendemos que esse projeto vai além da simples ocupação do tempo ocioso, pois estimularia professores e alunos na elaboração e confecção dos seus trabalhos em sala de aula, uma vez que esses trabalhos seriam expostos para toda a comunidade escolar, promovendo uma verdadeira troca de conhecimentos e habilidades...



Objetivos:

• Diminuir a incidência de brigas e acidentes nos tempos vagos;

• Proporcionar espaço cultural e entretenimento permanentes, no pátio da escola;

• Oportunizar o conhecimento de conteúdos trabalhados em sala de aula por toda a comunidade escolar;

• Promover ações concretas relacionadas com o resgate dos laços entre o aluno e comunidade, com a escola;

• Motivar o descobrimento de talentos artísticos e outras vocações culturais;

• Incentivar atividades ligadas à pesquisa e busca de conhecimentos;

• Fomentar e estimular as ações ligadas ao cooperativismo, aproximando professores, alunos e funcionários da escola;

Desenvolvimento:

Serão montadas quatro tendas em pontos estratégicos, no pátio da escola. Estas tendas serão disponibilizadas aos professores para que exponha os trabalhos feitos com sua turma em sala de aula.


Cada professor terá um espaço e um tempo a ser determinado, de acordo com a procura ou necessidade, para deixar ali sua exposição. O importante é que o tempo seja suficiente para que esses trabalhos sejam visitados por grande número de pessoas da comunidade escolar.


Todas as solicitações do espaço serão previamente agendadas.


As atividades culturais deixam de ser esporádicas e passam a ser frequentes na escola, estreitando os laços entre professores, alunos e demais funcionários. Permitindo assim, que o conhecimento seja dividido com toda a comunidade escolar, inclusive responsáveis e pessoas que visitam a escola.


A curiosidade do aluno o leva naturalmente à visitação das tendas e o afasta, por alguns preciosos minutos, da correria e brincadeira não direcionada, evitando assim, muitos contratempos.


O tempo vago passa a ser usado de forma dinâmica e produtiva, pois justamente por não ser uma obrigação para o aluno, favorece uma aprendizagem natural e significativa.


Outras Sugestões:

- Permitir que outras escolas da comunidade exponham seus trabalhos, se assim o quiserem, favorecendo dessa maneira um intercâmbio cultural.

- Trabalhos artísticos, palestras e até pequenas apresentações de dança poderiam ser divididas com toda a escola otimizando e democratizando o processo de busca e aquisição do conhecimento.


Culminância:

A exposição dos trabalhos nas tendas será a culminância do trabalho feito pelo professor em sala de aula. Assim sendo, a culminância desse projeto será a própria exibição pública desses trabalhos.

Avaliação:

Serão realizadas avaliações sistêmicas durante toda a execução do projeto. Não se trata de avaliar o aluno, uma vez que essa avaliação será feita pelo professor em sala de aula, aqui será avaliado o projeto, se este atendeu às necessidades da escola. A avaliação processual, portanto, será freqüente, para realizar possíveis ajustes no programa da disciplina, métodos, conteúdos, etc.

0 comentários:

Postar um comentário

Você é meu convidado de honra para participar desse blog. Este é um espaço para troca de opiniões, informações e até mesmo críticas ao conteúdo. Só não vai valer ofensas, ou desrespeito à opinião alheia,tá? É que o blog pode ser responsabilizado por isso. Se preferir falar particularmente, envie um email para professoramaluquinha@hotmail.com.
Obrigada por participar!

Related Posts with Thumbnails
Protected by Copyscape Plagiarism Tool

 
Copyright 2009 Professora Maluquinha Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes