RSS
Este blog não tem grandes pretensões! É apenas o meu espaço para dizer o que penso, sem que ninguém me interrompa antes que eu conclua minhas idéias. ...risos... Seja bem-vindo!

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Meu Terrário


O terrário é um microssistema, reproduzindo um sistema muito maior; um pequeno conjunto de elementos que interagem, funcionando juntos como uma totalidade. Não podemos esquecer que no nosso ambiente existe o ar, o solo, a água, a luz, que junto com os seres vivos, formam o ecossistema do nosso planeta, e  é este ambiente que simulamos em um terrário. É uma miniatura de mundo. Ele imita o Meio Ambiente das plantas e realiza, na sua pequena área, o ciclo da água completo, pois com o aumento da temperatura, a água usada para regar o solo evapora e se junta à água proveniente da transpiração das plantinhas, formando uma concentração de vapor de água. No ambiente fechado, este vapor condensa-se e, em pequenas gotas, retorna para irrigar novamente o solo. E assim, chove no seu pequeno mundinho, reiniciando todo o ciclo da vida! Lindo! Que tal fazer um? As crianças podem fazer experimentações que as levarão ao completo entendimento de como funciona o meio ambiente, o ciclo da água, e os perigos de um desequilíbrio ecológico. É um ótimo caminho para a conscientização sobre a necessidade da preservação do meio ambiente!


Você vai precisar de:
- 1 vidro de "boca larga" (ou um aquário, ou uma garrafa PET) com tampa;
- 1 xícara (aproximadamente) de pedregulho, do tipo para aquário;
- 1 xícara de carvão vegetal;
- 3 a 4 xícaras de terra ( se possível a adubada);
- 2 a 4 mudas de plantas diferentes (de acordo com o tamanho do vidro);
- Filme de pvc para fechar a boca do pote.
- 1 xícara de água filtrada.


Estes são os meus terrários:



Este é o "The Flash", o ilustre morador do meu terrário:


Escolha plantinhas pequenas e retire-as com terra na raiz.




 
 

Lembre-se que cactos preferem ambientes mais secos. Portanto, borrifar água com um borrifador nos cactos e na terra, uma vez por mês é o suficiente.




Para fazer com as crianças você pode utilizar garrafas pet. É uma excelente atividade para ser feita na área externa da escola. Pode ser feita em grupos de alunos, ou individual. O importante é que sejam feitas anotações diárias sobre o que eles têm observado. Os alunos que ainda não dominam a escrita, podem relatar suas observações oralmente, ou o professor pode ser o escriba. Meus alunos ficaram eufóricos quando viram chover no terrário. Quer aprendizagem mais significativa que essa?



0 comentários:

Postar um comentário

Você é meu convidado de honra para participar desse blog. Este é um espaço para troca de opiniões, informações e até mesmo críticas ao conteúdo. Só não vai valer ofensas, ou desrespeito à opinião alheia,tá? É que o blog pode ser responsabilizado por isso. Se preferir falar particularmente, envie um email para professoramaluquinha@hotmail.com.
Obrigada por participar!

Related Posts with Thumbnails
Protected by Copyscape Plagiarism Tool

 
Copyright 2009 Professora Maluquinha Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes