Projeto Mini-Horta
Alunos Atendidos: 2º Ano do Ensino Fundamental
Duração: 4 meses
Justificativa:
Observamos a necessidade de conscientizar nossos alunos, na prática, sobre a importância da relação entre o homem e o ambiente. Sabendo que precisamos dos alimentos para sobreviver e que estes alimentos são produzidos pela terra, a montagem de uma horta seria uma excelente oportunidade, para que percebessem essa relação, bem como a importância de preservarmos o nosso planeta. O trabalho se torna ainda mais rico quando eles aprendem a plantar e a colher os vegetais. A proposta que aqui apresentamos visa a montagem de uma mini-horta, com vasos feitos de garrafas PET. O fato de a horta estar vistosa não é o mais importante num trabalho desse tipo. O que realmente interessa é que o aluno crie responsabilidade em torno de tudo o que diz respeito à natureza e também ao lugar em que vive, como a escola, ou a sua casa.
Objetivos:
• Levar o aluno a perceber a relação entre o homem e o ambiente.
• Despertar o interesse da criança para o cultivo de alimentos.
• Oportunizar o conhecimento do processo básico de germinação das plantas.
• Conscientizar o aluno da importância de consumir alimentos saudáveis e nutritivos;
Desenvolvimento:
Em nossa mini-horta priorizaremos o cultivo de temperos, como salsinha e cebolinha, manjericão, coentro, hortelã e também algumas ervas medicinais, todas as plantas com pouca raiz. Embora seja uma horta compacta, seus produtos podem ser consumidos. Aproveitando-os no enriquecimento da merenda escolar.
1º Preparar os vasinhos com as garrafas trazidas pelas crianças. Com o estilete, fazer uma abertura de 13 por 20 centímetros e depois furar as garrafas na parte de baixo para que a água escorra.
2º Preparar a terra que também deverá ser trazida pelo aluno em saquinhos plásticos. A mistura será a seguinte: três partes de terra com duas de esterco de gado bem curtido, que não tem cheiro. Em nossa escola esse esterco será fácil de ser obtido pois existe este tipo de animal na comunidade.
3º Depois de todo o material ter sido devidamente recolhido e preparado, partiremos para o plantio das sementes e sua primeira rega. Organizaremos as garrafas em um local apropriado na sala de aula, onde nossa mini-horta possa receber a luz solar. Importante ressaltar para as crianças o porquê da necessidade da luz solar e da água para o crescimento da planta. Neste dia também disponibilizaremos tampas de caixas de ovos ou pratinhos de isopor para que as garrafas sejam apoiadas, a fim de se evitar acúmulo de água e consequentemente a proliferação dos mosquitos que transmitem a Dengue.
Durante os meses seguintes os alunos terão que regar suas hortaliças diariamente, observando as etapas de desenvolvimento e a germinação de suas sementes. Músicas, vídeos, receitas, textos e diversas outras atividades complementarão o projeto. Através do cultivo da horta os alunos vão compreender e valorizar a natureza por meio de situações concretas, envolvendo temas relacionados a educação ambiental.
Outras Sugestões:
1º - Música: Planeta Terra;
2º - Seqüência de história do ciclo da água;
3º - Artes: confecção de flores de dobraduras e papel crepom;
Pintura de quadros sobre a germinação;
4º - Identificação das partes das plantas e suas respectivas funções através do datashow;
5º - Dinâmica da água: com garrafas pets, mostrando a importância de economizar e preservar o que temos, onde a turma percebe que o total de água existente no mundo é mínimo;
6º - Comparação dos seres vivos através do ciclo da vida (nasce,cresce,reproduz e morre);
7º - Trabalho com rimas através do poema: Assim eu Vou Crescendo.
Culminância:
Será montada uma exposição com todos os trabalhos desenvolvidos no decorrer do projeto. Este dia que será chamado de “Dia da Colheita”, e terá como convidados especiais os pais dos alunos que assistirão a uma palestra e verão a apresentação dos trabalhos de seus filhos. A seguir, faremos a colheita e entregaremos os temperos na cozinha, para que possam enriquecer o cardápio escolar deste dia. Depois, com a participação dos pais, plantaremos novas sementes que serão distribuídas aos convidados para que o trabalho seja continuado na casa do aluno.
Avaliação:
Serão realizadas avaliações sistêmicas durante toda a execução do projeto, afim de que o educando seja observado como um todo, verificando suas habilidades e competências, sua aquisição de saberes no que tange a importância da natureza, as formas de preservá-la e as etapas do “processo” de germinação.
Alguns modelos:
11 comentários:
valeu! obrigada pela dica. vera maia
adoro mi ajudou muito isso!!!!valeu
adoro mi ajudou muito isso!!!!valeu
MUITO BOM
O projeto foi muito bem elabora o que de fato e um assunto importantíssimo e riquíssimo para ser trabalhando em sala de aula. Acredito que a importância desse projeto, é de conscientizar o próprio homem o responsável pela destruição das matas, florestas, para que ele possa acordar e ver os danos causados por ele mesmo e rever mais um pouco as questões ambientais, como foco principal a preservação dos mesmo. Quero agradecer a professora idealizadora do projeto e dar os parabéns pelo brilhante trabalho.
amei! vou trabalhar com meus pequenos! valeuuu!obg! :)
amei! vou trabalhar com meus pequenos! valeuuu!obg! :) Nata
Adorei estou iniciando um projeto de horta no projeto mais educação e adorei as sua ideia parabéns
Adorei estou iniciando um projeto de horta nas emeifs chamado mais educação e adorei sua ideia
Amei o projeto.
Parabéns pelo projeto! Vou implantar no meu trabalho.
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