RSS
Este blog não tem grandes pretensões! É apenas o meu espaço para dizer o que penso, sem que ninguém me interrompa antes que eu conclua minhas idéias. ...risos... Seja bem-vindo!

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dia do Professor

Parabéns Professor!!!



Em 15 de outubro de 1827, D. Pedro I oficializou o ensino elementar no Brasil, através de um Decreto Imperial. Segundo o Decreto todas as cidades, vilas e lugarejos  deveriam ter sua escola de primeiras letras. Entre outras coisas, este Decreto falava da descentralização do ensino, salário do professor, matérias básicas que deveriam ser ensinadas e até como deveria ser a contratação dos profissionais. Digamos que foi nossa primeira LDB. Por esta razão dia 15 de outubro, dia consagrado à educadora Santa Tereza D'Ávila, foi escolhido para se comemorar o Dia do Professor. Mas esta escolha só tornou-se feriado escolar nacional muito tempo depois, através do Decreto Federal  52.682 de 14 de outubro de 1963. Segundo este Decreto  o dia "deveria ser comemorado com solenidades nas escolas, tendo a participação de alunos e familiares, para que fosse enaltecida a função do professor na sociedade". Bons tempos aqueles! Muita coisa mudou desde então, foi um longo processo de desvalorização, onde nos tiraram salários dignos, depois o status da profissão e agora o respeito. Mas uma coisa não mudou e não mudará nunca, pois é impossível nos ser tirado: quem escolhe ser professor o faz por amor à carreira. Se a sociedade não nos dá o devido valor, se as políticas públicas sucateiam o sistema educacional, nada disso importa. Um dia alguém se lembrará de nós, contará aos seus filhos algum relato, onde por alguns segundos seremos reverenciados. Isso não muda nunca, professores fazem parte da nossa vida, ajudam a escrever nossa história. Hoje eu me lembrei dos meus professores, dos piores, daqueles que quase amei; ou amei? É uma relação muito bonita! Sei que hoje também fui lembrada. E isso me basta!... Pelo menos até meu minguado salário sair todo da minha conta, dias antes do novo chegar. Mas aí é outra história...
Parabéns Professores!!!  

0 comentários:

Postar um comentário

Você é meu convidado de honra para participar desse blog. Este é um espaço para troca de opiniões, informações e até mesmo críticas ao conteúdo. Só não vai valer ofensas, ou desrespeito à opinião alheia,tá? É que o blog pode ser responsabilizado por isso. Se preferir falar particularmente, envie um email para professoramaluquinha@hotmail.com.
Obrigada por participar!

Related Posts with Thumbnails
Protected by Copyscape Plagiarism Tool

 
Copyright 2009 Professora Maluquinha Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes