RSS
Este blog não tem grandes pretensões! É apenas o meu espaço para dizer o que penso, sem que ninguém me interrompa antes que eu conclua minhas idéias. ...risos... Seja bem-vindo!

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Brasileiros Não Acreditam em Políticos e o Mundo também não!

A GfK (Gesellschaft für Konsumforschung, atualmente Growth from Knowledge; Crescimento pelo Conhecimento, em português), é uma empresa de estudos de mercado de origem alemã, criada em 1934, por uma asscociação de professores universitários, dos quais se destaca Ludwig Erhard, que seria, mais tarde, Ministro da Economia e Chanceler da Alemanha. Divulgou o resultado de sua mais recente pesquisa, com  um total de 18.800 entrevistados em 15 países europeus e os E.U.A., Brasil Colombia e Índia, em fevereiro e março de 2010. O objetivo da pesquisa era determinar os níveis de confiança que os cidadãos têm nos seguintes 20 grupos e organizações profissionais: publicitários, banqueiros, funcionários públicos, instituições de caridade, o clero, os médicos, as organizações de proteção do ambiente, serviço de incêndio jornalistas, juízes, advogados, gestores, especialistas em marketing, pesquisadores de mercado, militares, policiais, políticos, trabalhadores dos correios, professores e sindicatos. Mais de metade dos inquiridos manifestaram críticas aos advogados, banqueiros, sindicatos, jornalistas, especialistas de marketing, gestores, especialistas em publicidade e políticos.

Os grandes portais da internet e nossa imprensa, aproveitaram o resultado para alardear que apenas 11% da população brasileira acredita em nossos políticos. Até aí tudo bem, pois está é uma realidade. Só que como sempre ocorre, os dados divulgados são fragmentados, dando-nos a falsa impressão que todo o restante do mundo tem políticos mais honestos e confiáveis que os nossos. Pois bem, meu objetivo é divulgar os dados relevantes da pesquisa de forma honesta e imparcial.

Os líderes mundiais, sem exceção, ocupam o último lugar do ranking. Apenas 14% dos políticos mundiais são confiáveis, segundo a pesquisa.  Outra coisa, vários países tiveram taxas bem piores que a do Brasil, mas isso ninguém noticiou - pelo menos não que eu tenha visto – até agora. Por exemplo, na Itália apenas 7% confiam em seus políticos, na França apenas 8% e na Hungria 9%. Para se ter uma idéia, os países mais bem colocados no ranking foram Holanda e Suécia, e ainda assim os políticos são os profissionais em quem menos se confiam. Na Holanda 32% confiam em seus políticos e na Suécia 25%.

Agora vamos parar de falar dos maus profissionais e parabenizar os bons. Que tal dar uma olhadinha no ranking das profissões mais confiáveis!

BRASIL
Bombeiros - 95%
Carteiros - 90%
Médicos - 82%
Professores - 81%
Jornalistas - 79%

MUNDO
Bombeiros - 92%
Professores - 85%
Carteiros, médicos e exército - 81%
Instituições religiosas - 62%
Organizações de proteção ao meio ambiente - 64%.

Uma observação maliciosa: diante da forma como a imprensa deturpa as informações neste país, como pode ter toda esta credibilidade? Nosso povo precisa ser mais crítico e consciente e não sair por aí acreditando em tudo o o que lê.  Será que nossa imprensa está realmente a serviço de um povo consciente e politizado? Tenho sérias dúvidas! Muito embora, saibam disfarçar muito bem!

Agora, para finalizar, vocês repararam como os profissionais da educação estão bem no ranking? E os bombeiros, então?

Parabéns aos melhores profissionais do Brasil e do Mundo!!

Veja os resultados de anos anteriores:

tabela_confianca_profission

Fonte: http://www.gfk.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Você é meu convidado de honra para participar desse blog. Este é um espaço para troca de opiniões, informações e até mesmo críticas ao conteúdo. Só não vai valer ofensas, ou desrespeito à opinião alheia,tá? É que o blog pode ser responsabilizado por isso. Se preferir falar particularmente, envie um email para professoramaluquinha@hotmail.com.
Obrigada por participar!

Related Posts with Thumbnails
Protected by Copyscape Plagiarism Tool

 
Copyright 2009 Professora Maluquinha Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes