RSS
Este blog não tem grandes pretensões! É apenas o meu espaço para dizer o que penso, sem que ninguém me interrompa antes que eu conclua minhas idéias. ...risos... Seja bem-vindo!

domingo, 1 de novembro de 2009

Feira Cultural/2009

A 8º edição da Feira Cultural do CIEP 201, Aarão Steinbruch, que aconteceu nesta sexta-feira (23), foi marcada pela diversidade de trabalhos, cujos temas tinham como principal objetivo conscientizar sobre a necessidade da preservação do meio ambiente e alertar sobre a importância do desenvolvimento de projetos econômicos de uso sustentável da natureza; além de promover aos educandos e a população o contato com o contexto histórico da cidade em que moram atualmente, demonstrando a cultura e a evolução do município ao longo de sua emancipação político-administrativa.
O que se viu na exposição dos trabalhos foi um resumo histórico desde a criação do mundo, passando pela degradação do meio ambiente, até chegar as políticas ambientalistas visando a recuperação e preservação do planeta.
Maquetes muito bem confeccionadas destacaram a destruição do planeta, através da poluição das águas, urbanização , desmatamento e queimadas.





A réplica de uma geleira , confeccionada pelos alunos, foi um dos trabalhos mais elogiados da mostra. A água que descia lentamente pela estrutura simbólica, nos dava a idéia real do impacto mais visível de um aquecimento climático: O derretimento dos polos. Lindo trabalho! 



Com o tema “O Petróleo é Nosso”, a turma 2006 falou sobre as primeiras tentativas de perfuração de petróleo e as áreas de produção de petróleo no Brasil. Falou sobre os tipos de perfuração de petróleo no Brasil: "on shore" e "off shore" (terra e mar). Contou a história da Petrobrás e lembraram a todos que Duque de Caxias não produz petróleo, apenas o refina.


Aqui, a turma  fez um belíssimo trabalho  mostrando uma casa ecologicamente correta. Os visitantes eram recebidos com biscoitinhos e café. No interior da casa, feita de bambu e folhas de coqueiro, observamos que a energia usada para a utilização dos eletrodomésticos era gerada através de uma hélice gigante conectada a um gerador que produzia eletricidade (energia eólica).O Brasil tem um dos maiores potenciais eólicos do planeta e, embora hoje o vento seja responsável por míseros 29 megawatts (MW) dos cerca de 92 mil MW instalados no país, há planos ambiciosos para exploração dessa fonte de energia. O aproveitamento da energia gerada pelo Sol, inesgotável na escala terrestre de tempo, tanto como fonte de calor quanto de luz, também foi mostrada e incentivada através da réplica de um painel solar no telhado da casa. Os meninos fizeram o trabalho de casa direitinho!




A preocupaçao do século 21: O que fazer com o nosso lixo?


Caixas tetra pak são usadas na construção civil substituindo tijolos.




Sobras de alimentos são reaproveitadas em uma alimentação rica em nutrientes.







O lixo que serve de fonte de renda para muitas famílias, foi a base da decoração de todos os stands da mostra. Muitos trabalhos artesanais de moradores da comunidade, feito com material reciclado, foram expostos. Bem-vindo ao novo século!



"A Natureza trabalha em silêncio e não se defende, mas se vinga."  É isso aí! Parabéns aos alunos e professores do Ciep 201, em Duque de Caxias, RJ, pelo belissímo trabalho! Até a próxima!




1 comentários:

Anônimo disse...

AMEI SEU BLOG,POIS ESTA ME AJUDANDO MUITO COMO COORDENADORA PEDAGOGICA,VOCÊ ESTA DE PARABÉNS POR JUNTAR IDEIAS MARAVILHOSAS PARA COMPARTILHAR.SUCESSO.

Postar um comentário

Você é meu convidado de honra para participar desse blog. Este é um espaço para troca de opiniões, informações e até mesmo críticas ao conteúdo. Só não vai valer ofensas, ou desrespeito à opinião alheia,tá? É que o blog pode ser responsabilizado por isso. Se preferir falar particularmente, envie um email para professoramaluquinha@hotmail.com.
Obrigada por participar!

Related Posts with Thumbnails
Protected by Copyscape Plagiarism Tool

 
Copyright 2009 Professora Maluquinha Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes