RSS
Este blog não tem grandes pretensões! É apenas o meu espaço para dizer o que penso, sem que ninguém me interrompa antes que eu conclua minhas idéias. ...risos... Seja bem-vindo!

sábado, 20 de março de 2010

Dinâmicas de Grupo

Reuniões podem ser muito gratificantes, ou muito entediantes. Pensando no Centro de Estudos que será realizado na minha escola na próxima semana, resolvi dar uma olhada em algumas dinâmicas por aí. Separei algumas que achei interessante e claro, fiz algumas adaptações. Hoje tô com preguiça e só vou postar essas, mas depois coloco outras bem divertidas. Prometo!



Dinâmica: "O feitiço virou contra o feiticeiro"


Objetivo: Não faça aos outros o que não deseja que seja feito a você!

Material: papel e caneta

Procedimento: forma-se um círculo, todos sentados, cada um escreve uma tarefa que gostaria que seu companheiro da direita realizasse, sem deixá-lo ver. A tarefa escrita no papel será realizada pela própria pessoa que a escreveu. Espero que seja algo simples, pois o “feitiço virará contra o feiticeiro”.

Respeito ao próximo!

Dinâmica: "da Historinha"



Objetivo: Treinar a memorização e atenção.

Procedimento: Todos devem estar posicionados em círculo de forma que todos possam se ver. Um dos participantes será o escriba e vai escrevendo a história conforme vai sendo criada pelos participantes.

O organizador da dinâmica deve ter em mãos um objeto pequeno, um brinquedinho talvez, por exemplo: um cavalinho preto. Então começa-se a historinha...”Era uma vez um cavalinho negro que vivia em uma fazenda”... Em seguida deve passar o objeto à pessoa ao seu lado que deverá acrescentar mais uma parte da história e assim sucessivamente até que o último participante finalize a história.

Cria-se cada história engraçada!



Uma variação desta dinâmica consiste em se escolher um objeto, por exemplo, o cavalinho, e vai-se formando a história palavra por palavra. Neste caso o participante começa: cavalo. Outro acrescenta: cavalo preto. Um terceiro diz: cavalo preto forte. E assim sucessivamente. O importante é que seja repetido sempre as palavras já ditas. Aquele que errar primeiro a sequencia paga uma prenda.


Dinâmica: "Recital das Almas Gêmeas"

Objetivo: É uma atividade muito divertida, que tem como objetivo a descontração e a aproximação entre os membros do grupo.

Material: papel e caneta

Procedimento: Divide-se a turma em duas equipes. Em papeis serão escritas mensagens que se completam, textos e pensamentos conhecidos, são ótimas opções. Mas pode-se escolher também perguntas e respostas, ou textos não tão conhecidos. Cada participante deverá pegar um papel, sem deixar que seus colegas vejam o que está escrito. Um primeiro participante lê seu papel e em alguns segundos sua “alma gêmea”, aquela que tem a continuação do texto, ou a resposta da sua pergunta deverá se manifestar ou pagar uma prenda. Esta dinâmica pode ser usada também após a leitura de um texto por meio de perguntas e respostas acerca do que foi estudado ou discutido. Ótima para avaliação diagnóstica!

Amar ao Próximo.


Duração: 30 min.

Material: papel, lápis.

Divida a turma em grupos ou times opostos.

Sugira preparar uma gincana ou concurso, em que cada grupo vai pensar em 5 perguntas e 1 tarefa para o outro grupo executar.

Deixe cerca de 15 minutos, para que cada grupo prepare as perguntas e tarefas para o outro grupo.

Após este tempo, veja se todos terminaram e diga que na verdade, as tarefas e perguntas serão executadas pelo mesmo grupo que as preparou.

Observe as reações. Peça que formem um círculo e proponha que conversem sobre:

Se você soubesse que o seu próprio grupo responderia às perguntas, as teria feito mais fáceis?

E a tarefa? Vocês dedicaram tempo a escolher a mais difícil de realizar?

Como nos comportamos no nosso dia a dia? Queremos que os outros executem as tarefas difíceis ou procuramos ajudá-los?

Agora todos juntos devem cumprir as tarefas sugeridas, respondendo as questões.

1 comentários:

Anônimo disse...

Cara colega, ao visitar seu blog, respiro criativade. Parabéns, continue essa missão pois é um dom de Deus! Um abraço, Maria Belchior

Postar um comentário

Você é meu convidado de honra para participar desse blog. Este é um espaço para troca de opiniões, informações e até mesmo críticas ao conteúdo. Só não vai valer ofensas, ou desrespeito à opinião alheia,tá? É que o blog pode ser responsabilizado por isso. Se preferir falar particularmente, envie um email para professoramaluquinha@hotmail.com.
Obrigada por participar!

Related Posts with Thumbnails
Protected by Copyscape Plagiarism Tool

 
Copyright 2009 Professora Maluquinha Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes