RSS
Este blog não tem grandes pretensões! É apenas o meu espaço para dizer o que penso, sem que ninguém me interrompa antes que eu conclua minhas idéias. ...risos... Seja bem-vindo!

sábado, 29 de maio de 2010

Vamos tirar as crianças da sala de aula!

100_6377Calma!!!! Já, já me darão razão! Em um mundo globalizado, multicolorido, cheio de atrativos como jogos eletrônicos e internet, condenar nossas crianças a ficar trancadas 200 dias letivos, em uma média de 4 horas diárias, em um quadrado, com um quadro de giz e, no mínimo, um muralzinho na parede, chega a ser um crime. Vamos ser sinceros, tem escola que é um saco!!!! A da minha filha é uma destas. Me perdoem a sinceridade! Morro de pena da minha menina! E o pior que é considerada escola padrão. Padrão ultrapassado, isto sim. Mas depois falo da escola dela, por enquanto vou generalizar. Por mais que se fala, se discute, se aprende, continuamos a reproduzir um modelo educacional do século retrasado. Salvo uma atividade aqui, um evento ali, um passeio acolá, nossas crianças continuam passando a maior parte do tempo, escutando uma professora, copiando do quadro de giz, e sendo vítimas de tentativas contínuas de “domesticação”. Esse modelo já não funcionava em um passado, nem tão recente, imagine agora? Fico imaginando aqueles pobrezinhos ali, sentadinhos, com a lan house logo ali na esquina, uma rua cheia de brincadeiras interessantes, e ele sendo obrigado a copiar páginas de exercícios, manter-se quieto, sentado, aprendendo coisas que ainda não tem a menor idéia da importância.
Eu sempre procurei tirar meus alunos da sala de aula, mas sei que isto implica uma série de fatores, que só nos aborrecem e desanimam. Primeiro, nem sempre os outros funcionários da escola os quer transitando pelas dependências da escola, que não seja na hora do recreio. Vão atrapalhar a aula do professor tal, a quadra está ocupada, a faxineira vai lavar o corredor, o refeitório já foi limpo, os inspetores estão ocupados com o recreio das outras turmas, se alguma criança cair a escola será processada, e por aí vai. Quer um conselho: ignore tudo isso e vá em frente. O professor é absoluto! Ele decide a aula que vai dar e como vai dar. Converse com a turma, explique que o comportamento deles será crucial para as próximas aulas em ambiente aberto. Garanto que eles sabem se comportar e muito bem. Você e eles dão conta da atividade, mesmo que nenhum outro funcionário queira participar daquilo que chamarão de “bagunça”.
Na escola em que trabalho, assim que entrei, encontrei algumas dificuldades em convencer os inspetores na hora de retirar meus “anjinhos” da sala. Os raros momentos em que as atividades ultrapassavam as quatro paredes da sala de aula, se resumiam ás atividades estipuladas pela secretaria de educação. Fora estas datas pré-definidas, já era mais difícil convencê-los a colaborar. No primeiro ano resolvi cumprir as regras  e não assustá-los com meu jeito pouco convencional. Foi um saco!! Se eu me sentia uma prisioneira naquela sala quente e abafada, imagine aquelas crianças!! Foi com jeitinho, educação e paciência que comecei a mostrar meu estilo dinâmico. No ano seguinte já estava pintando árvores, contando tampinhas, organizando murais no pátio, aprendendo biologia andando pela escola, caçando mosquito da dengue no pátio, fazendo salada de frutas, organizando aulas e exposições para visitação de outras turmas, pintando o sete, o oito e o nove, e tudo isto, sem que um único incidente tenha sido registrado. Pronto! Conquistei respeito, credibilidade, e quem diria, admiração dos demais funcionários da escola. Hoje, desde o merendeiro, passando pelas faxineiras e finalmente chegando aos inspetores, todos, sem exceção, abraçam a minha idéia. Claro que não me esqueço de agradecê-los com chocolates, mimos e muito carinho. Afinal, com eles tudo fica mais fácil! Uns preparam o ambiente, outros preparam um lanchinho especial, outros me ajudam com o data show, e o mais legal: todos juntos contribuem para que a atividade seja um verdadeiro sucesso. Quem lucrou com isso? Todos, é claro! Nossas crianças agradecem e a educação se qualifica.
Este ano estou na coordenação e pude disseminar minhas idéias pelos corredores, dividindo com os outros maluquinhos, quer dizer, professores, um ensino dinâmico e realmente produtivo. Nosso plano de ação está sendo cumprido ao “pé da letra” e nosso projeto “A África é Show de Bola” indo de “vento em popa”. Estamos cansados! Mas quem disse que ficar trancafiado em uma sala de aula é menos cansativo?
Algumas atividades desenvolvidas nesta semana:
Semana da Alimentação – Alimentos Industrializados – Mitos e Verdades
Exposição de trabalhos
SAM_0142SAM_0146  
SAM_0139  SAM_0143 SAM_0141





 
 
 
 
 
 
Peça - “O Nascimento do Feijãozinho”
SAM_0156 SAM_0158
SAM_0160 SAM_0168
Saúde Bucal – Uma boa alimentação começa com uma boca saudável!
Alimentos Industrializados são vilões para os dentes
100_6345
100_6325 100_6331 100_6330
100_6324 100_6344
100_6342 100_6328
Faltou postar as fotos da nossa hortinha, da oficina de máscaras, da confusão no refeitório com a turma que fez uma deliciosa salada de frutas e algumas outras atividades realizadas no tema. Vou colocá-las depois no álbum de fotos, combinado?
Projeto “A África é Sow de Bola”
Peça Teatral: O Brasil é Multi Colorido - Beleza Negra
100_6360
100_6364
100_6358 100_6390
100_6362 100_6370
Ontem foi a vez do “Contador de Histórias”,baseado nos Griots,  ainda dentro do projeto Àfrica. Foram selecionados alguns países do continente africano e ele contou alguns contos referentes a cada um destes países. Depois falo sobre esta atividade e posto as fotos. Também ficaram faltando algumas fotos de outras atividades desta semana, pois foram tiradas com outras máquinas e teremos que reuni-las. O mais importante é que todas as atividades tiveram contextos de grande relevância ao currículo escolar. A peça, por exemplo, através de músicas e danças, contou a história do negro no Brasil, falando da sua cultura e a influência desta na nossa música, esporte, etc. Falou sobre personalidades negras na história de forma irreverente e divertida. Também contou sobre a libertação dos escravos no Brasil. Enfim, anos de história em cerca de uma hora. Quer aula mais criativa e interessante?
Em apenas 5 dias quanto aprendizado!
Volto depois com mais fotos e trabalhos. Também vou postar o contato destas pessoas maravilhosas que dispõem seu tempo para nos ajudar a trabalhar com qualidade e respeito ao educando. Até porque de nada adianta ter as idéias e deixar que os professores se matem para tirá-las do papel. Se existe pessoas dispostas a colaborar, só nos resta agradecer e incentivar o movimento, não é?
Para os muitos que já realizam este trabalho, eu peço que me enviem endereços e telefones de ongs, grupos e demais parceiros, aqui no Rio de Janeiro, para que através da troca de experiências possamos incrementar ainda mais nossas atividades. Se quiserem mandar endereços de outros lugares do Brasil para os visitantes deste blog, também, agradecemos imensamente!
Precisamos destrancar nossas crianças. Nada como vê-las assistir às aulas com sorrisos e palmas, ao invés de bocejos e desinteresse! Tirem as crianças da sala de aula!!! Todos por uma educação colorida, divertida e prazerosa! Se é para competir com o mundo globalizado, que lancemos mão de armas eficientes. Não precisamos ficar em desvantagem se assim não o quisermos. Somos perfeitamente capazes de transformar o espaço escolar, adaptando-o às exigências do mundo moderno. Dá trabalho, mas isto nunca nos assustou. Basta querer! E eu sei, queremos!

2 comentários:

Alessandra disse...

Olá. Gostei do seu post e tomei a liberdade de disponibilizar o link no meu blog.
Da uma olhadinha lá.
Abraços!

Alessandra.

Professora Maluquinha disse...

Obrigada, querida! Volte sempre!

Postar um comentário

Você é meu convidado de honra para participar desse blog. Este é um espaço para troca de opiniões, informações e até mesmo críticas ao conteúdo. Só não vai valer ofensas, ou desrespeito à opinião alheia,tá? É que o blog pode ser responsabilizado por isso. Se preferir falar particularmente, envie um email para professoramaluquinha@hotmail.com.
Obrigada por participar!

Related Posts with Thumbnails
 
Copyright 2009 Professora Maluquinha Powered by Blogger
Blogger Templates created by Deluxe Templates
Wordpress by Ezwpthemes